Um lugar bom para trabalhar e viver
Com uma população de 10.4 milhões de habitantes, num território de 92 mil km2, Portugal tem um PIB per capita de 16.200 euros. Cerca de 15% da população nacional tem curso superior e a mão de obra do país é reconhecida pela elevada qualidade.
Um fator distintivo dos trabalhadores portugueses é a capacidade de empreendedorismo, patente no surgimento de incontáveis startups que, a partir de todos os pontos do país, têm ultrapassado fronteiras.
A economia portuguesa é diversificada e quase todos os setores têm vocação exportadora. As exportações representaram 41% do PIB em 2013 e continuam a crescer, com especial destaque para os fornecimentos industriais, bens de consumo, material de transporte e acessórios, máquinas, produtos alimentares e bebidas, combustíveis e lubrificantes.
Alguns produtos levam a marca Portugal a todo o mundo com um especial selo de qualidade, como é o caso do vinho, tomate transformado, calçado, cortiça e azeite. Estes dois últimos produtos com maior expressão: Portugal é o maior exportador de cortiça e o 3º do ranking na exportação de azeite em todo o Mundo.
Os principais parceiros económicos estão na Europa e são a Espanha, França, Itália, Reino Unido e Alemanha. No entanto, houve uma intensificação das relações comerciais com os países da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – que formam um mercado de cerca de 250 milhões de consumidores. Neste plano, Angola e Brasil mantêm o maior volume de trocas comerciais com Portugal.
A língua portuguesa representa um fator de peso para a economia, sendo a quinta língua mais falada do mundo e a sexta mais usada em negócios.
O ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – realizou um estudo segundo o qual os negócios no âmbito dos países de língua portuguesa representam 17% do PIB de Portugal.
Existem outros fatores que definem Portugal, tais como: