Conheça Portugal, a entrada para a europa | Blueatlantic Parque Industrial

Portugal, a porta de entrada para a Europa

sáb, 18 ago 03:00

66° 19°

Clear

Setúbal, Portugal

4.15 mph 6.7 km/h 93%

Um lugar bom para trabalhar e viver

Com uma população de 10.4 milhões de habitantes, num território de 92 mil km2, Portugal tem um PIB per capita de 16.200 euros. Cerca de 15% da população nacional tem curso superior e a mão de obra do país é reconhecida pela elevada qualidade.

Um fator distintivo dos trabalhadores portugueses é a capacidade de empreendedorismo, patente no surgimento de incontáveis startups que, a partir de todos os pontos do país, têm ultrapassado fronteiras.

A economia portuguesa é diversificada e quase todos os setores têm vocação exportadora. As exportações representaram 41% do PIB em 2013 e continuam a crescer, com especial destaque para os fornecimentos industriais, bens de consumo, material de transporte e acessórios, máquinas, produtos alimentares e bebidas, combustíveis e lubrificantes.

Alguns produtos levam a marca Portugal a todo o mundo com um especial selo de qualidade, como é o caso do vinho, tomate transformado, calçado, cortiça e azeite. Estes dois últimos produtos com maior expressão: Portugal é o maior exportador de cortiça e o 3º do ranking na exportação de azeite em todo o Mundo.

Os principais parceiros económicos estão na Europa e são a Espanha, França, Itália, Reino Unido e Alemanha. No entanto, houve uma intensificação das relações comerciais com os países da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – que formam um mercado de cerca de 250 milhões de consumidores. Neste plano, Angola e Brasil mantêm o maior volume de trocas comerciais com Portugal. 

A língua portuguesa representa um fator de peso para a economia, sendo a quinta língua mais falada do mundo e a sexta mais usada em negócios. 

O ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – realizou um estudo segundo o qual os negócios no âmbito dos países de língua portuguesa representam 17% do PIB de Portugal. 

Existem outros fatores que definem Portugal, tais como: 

Melhor rede rodoviária da Europa

Portugal ocupa o 1º lugar no ranking europeu no que respeita à qualidade das estradas nacionais e o 2º a nível internacional, ficando apenas atrás dos Emirados Árabes Unidos.

Dados do Fórum Económico Mundial.

Setor portuário em crescimento 

Os sete principais portos do continente movimentaram 82.5 milhões de toneladas em 2014, com um crescimento de 4%. Os portos de Sines, Setúbal, Aveiro e Leixões são os principais responsáveis por esses números.

Dados do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Rede ferroviária é prioridade

O setor ferroviário está a ser alvo de total prioridade em termos de investimentos por todo o território nacional, em especial a ligação de Sines a Setúbal e a Espanha.

Já está em andamento o investimento para ligar directamente Setúbal a Badajoz, Espanha, reduzindo a viagem em mais de duas horas.

Dados do Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Valor Acrescentado (GTIVA)

Mar, um desígnio nacional

Portugal tem uma das maiores costas marítimas da Europa, com 942 km. A sua ZEE – Zona Económica Exclusiva – é a 3ª maior da União Europeia, (representando 11% do total) e a 11ª do mundo. No entanto, essa zona económica, que hoje compreende a soberania até ao limite das 200 milhas, deverá ser estendida para 350 milhas, fazendo com que ascenda à posição de 10ª maior do mundo. O mar é entendido como um “desígnio nacional para o futuro” e a estratégia do país passa por promover os transportes marítimos, com um forte investimento nos portos nacionais, a construção naval, a pesca e transformação de pescado, entre outros.

Fonte: Banco BPI.

20º Destino Turístico
do mundo

O turismo é um setor estratégico para Portugal. Em 2013, o país recebeu 14.4 milhões de turistas, sendo o 20º destino turístico do planeta, segundo o Travel & Tourism Competitiveness Index 2013. Estudo realizado pelo Turismo de Portugal revela os critérios que mais pesam na escolha do país pelos turistas:

  • Clima/praias
  • Paisagens
  • Gastronomia
  • Hospitalidade dos Portugueses
  • Preços de viagem/estadia
  • Segurança
  • Atrações/entretenimento/eventos
  • Infraestruturas

A Península de Setúbal

A Península de Setúbal tem uma economia muito virada para o mar, fator que contribuiu não só para a formação de uma mão-de-obra especializada para o setor, mas também para outros diferentes fins industriais. A maioria dos cursos de formação profissional estão instalados na Península e encontram-se em sintonia com essa vocação económica.

Integrada por nove concelhos e contando com mais de 1,400 km2, tem ótimos índices demográficos. De acordo com dados de 2013*, tem 782,044 habitantes com 49% de população ativa

Saiba mais sobre a Península de Setúbal - Portugal | Blueatlantic
Saiba mais sobre a Península de Setúbal e a sua mão de obra qualificada - Portugal|Blueatlantic

A mão de obra qualificada da região oferece uma vantagem competitiva.

A formação profissional e o empreendedorismo resultam num número significativo de empresas, com um volume de negócios na ordem dos 5,1 milhões de euros. Importantes institutos de formação profissional e as maiores empresas exportadoras portuguesas também estão localizados nas proximidades.

Madrid ao virar da esquina

A capital espanhola fica apenas a 600 km de distância, por estrada ou ferrovia, do porto de Setúbal, onde a Blueatlantic está localizada. Há voos entre Lisboa e Madrid várias vezes ao dia, com a duração de apenas uma hora.

Madrid é a 3a maior cidade da União Europeia, com uma população de 3,1 milhões de habitantes (6 milhões na sua área metropolitana).

É o maior centro financeiro da Europa do sul e tem um dos melhores padrões de vida do continente. Em 2014, o produto interno bruto foi de 197,7 mil milhões de euros, tornando Madrid a 3ª cidade mais rica da Europa, apenas depois de Londres e Paris.

Com uma riqueza histórica extraordinária, a cidade é conhecida pelos seus museus, as suas opções de lazer e, é claro, pelas suas equipas de futebol.

A Blueatlantic está a 5 km de Setúbal e 40 km de Lisboa | Portugal a entrada para a Europa  A Blueatlantic fica apenas a 5 km de Setúbal

e a 40 km de Lisboa. A baía de Setúbal é emoldurada pela Serra da Arrábida que, com a sua geografia, vegetação e paisagens únicas, se tornou num dos cartões postais mais famosos de Portugal.

A Blueatlantic está a 5 km de Setúbal e 40 km de Lisboa - Portugal e Setúbal |Blueatlantic
Setúbal tem inúmeros resorts e campos de golfe de primeira classe | Blueatlantic

Conheça campos de golfe de primeira classe | Portugal - Blueatlantic Num ambiente de grande beleza natural, é possível encontrar inúmeros resorts e campos de golfe de primeira linha.

Sabe mais sobre a península de Setúbal e a sua comida | Portugal - Blueatlantic Com uma gastronomia baseada em produtos do mar, é também uma das regiões demarcadas de vinhos que maior prestígio desfruta entre os consumidores e experts.

Sabe mais sobre a península de Setúbal e o seu vinho | Blueatlantic

O NOSSO GRUPO